quarta-feira, 20 de março de 2013

Semana Santa - Pastoral dos Seminaristas



Sabemos bem que durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando por sua entrada messiânica em Jerusalém.

O Tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A Missa Vespertina da Ceia do Senhor é a grande introdução ao santo Tríduo Pascoal. O Tríduo Pascal tem início na Sexta-feira da Paixão, prossegue com o Sábado de Aleluia, e chega ao ápice na Vigília Pascal terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

É importante recordar que "as ferias da Semana Santa, desde a Segunda até inclusive a Quinta-feira, têm preferência sobre qualquer outra celebração" e por tanto nestes dias não se deve administrar os sacramentos do Batismo e da Confirmação.

É importante que nestes dias se ofereçam em todas as paróquias, capelas, colégios, hospitais e centros de evangelização, horários amplos para facilitar aos fiéis o acesso ao Sacramento da Reconciliação como preparação espiritual para acompanhar ao Senhor Jesus na entrega de Si mesmo por nós. É muito conveniente que o tempo da Quaresma termine com alguma celebração penitencial que sirva de preparação para uma participação mais plena no mistério pascal. (Cf. http://www.acidigital.com/semanasanta/semana.htm)

Portanto, é devido a estes motivos que a formação dos seminaristas rumo ao sacerdócio necessita da experiência pastoral com o povo da nossa Diocese e desta maneira vivenciamos a presença de Cristo nos Sacramentos. Neste ano a Semana Santa será entre os 25 – 31 de março. E acontecerá nesse período a Pastoral dos nossos seminaristas que como de costume todos os anos são enviados as paróquias e comunidades.
Segue abaixo a relação das paróquias que receberão a visitas dos seminaristas durante esse período:
  • Paróquia Santa Tereza de Jesus em Ribeira do Pombal – José Neto e João Batista Júnior
  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Banzaê Jeferson Galdino e Fausto Borges
  • Paróquia São Pedro em Novo Triunfo Edisandro Barros e Marcílio Reis
  • Paróquia São Francisco de Assis em FátimaJorge Mário e Yolando
  • Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em ParipirangaJosé Antônio e Jailton Gomes
  • Paróquia Santa Brígida da Suécia em Santa Brígida Elton e Jackson
  • Paróquia São João Batista em RodelasThiago Costa e Paulo Menezes
  • Paróquia Senhor do Bonfim em ChorrochóThiago Nunes, Fabriciano e João José
Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Que a nossa caminhada seja abençoada para que tenhamos os mesmos sentimentos de Cristo.
Fraternalmente,
Assessoria de Comunicação
Seminário Dom Mário Zanetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário