sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE (MCC).


O MCC nasceu na Espanha em 1954, através da Juventude da Ação Católica Espanhola em peregrinação a Santiago de Compostela, através de vários líderes entre eles Dom Hervás bispo de Mallorca. O Papa PAULO VI EM 14/12/1963 declara como Patrono do MCC o apóstolo SÃO PAULO.

Da Espanha o movimento estendeu-se por toda Europa chegando ao Brasil em 1962 na cidade de Valinhos S. P.
Em Paulo Afonso, o MCC foi implantado em 1978 por Dom Mário Zanetta ainda padre e quando a nossa diocese não existia e pertencia a Diocese de Feira de Santana.

O Carisma do MCC encontra-se na sua própria definição; “movimento de Igreja (eclesial) que mediante um método próprio, facilita a vivência do fundamental cristão, ajudando a descobrir e realizar a vocação pessoal, respeitando-a, criando Núcleos de Cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes (Trabalho, família e geográficos) levando a mudanças de mentalidade e de atitude servindo a Comunidade Eclesial e ao Mundo”.

A ESPIRITUALIDADE do MCC está centrada em Jesus Cristo (Cristocêntrico), que pela ação do Espírito Santo leva ao Seguimento Incondicional a JESUS CRISTO, ao PAI/MÃE, e está edificada em três pilares: ORAÇÃO ESTUDO e AÇÃO.
O MCC possui um estatuto próprio aprovado pelo Beato JOÃO PAULO II e pela CNBB, em 12/12/1985 através do decreto n°01/88.

Dos Cursilhistas exige-se: FIDELIDADE A CRISTO E AO HOMEM DE HOJE; FIDELIDADE A IGREJA e FIDELIDADE ao CARISMA Do MCC.

O MCC está estruturado no Brasil em:

  • Grupo Executivo Nacional - GEN;
  • Grupo Executivo Regionais - GER’s;
  • Grupo Executivo Diocesanos -  GED’s;
  • Escolas Vivenciais - EV’s;
  • Núcleos de Comunidade Ambientais – NCA’s


O MCC Está inserido na Pastoral Ambiental/ Urbana e possui um Método Próprio: Pré Cursilhos, Cursilhos e Pós Cursilhos. O grupo se reúne todas as terças feiras no salão paroquial da Catedral, e possui um Assessor Espiritual  Pe. Adriano Carvalho.

Edna Ferraz
Paróquia São Francisco de Assis


Nenhum comentário:

Postar um comentário