terça-feira, 1 de outubro de 2013

JUVENTUDE E MISSÃO


A missão está ligada ao convite que Jesus Cristo faz "Vem e segue-me, que farei de você pescador de homens" (Mt. 4,19). O DAp nos lembra que a missão deve recomeçar a partir de Jesus Cristo. O Parágrafo respectivo diz: "[...] os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e do seu sentido. [..]" (DAP 41).

Nesta ótica a Igreja abre-se e convida os seus fiéis a saírem do seu comodismo para uma nova realidade missionária como nos lembra o nosso amado Papa Francisco "Ir para as periferias existenciais humanas". Esta nova realidade missionária nos leva diretamente a vida dos jovens, que não deve ser mais meros coadjuvantes na evangelização, mas segundo os documentos do magistério da Igreja, o jovem é chamado a assumir a sua missão hoje no cenário eclesial como um lugar teológico de Deus. Sabemos que o jovem vive hoje tem um papel fundamental na sociedade, pois o mesmo sai às ruas para manifestar os seus desejos de mudanças sejam como caras pintadas, mascarados, com cartazes, levando o seu grito de alerta e ecoando por todos os cantos como presenciamos nestes últimos dias, mas também são capazes de opinar, decidir e eleger, são jovens presentes nas universidades, nas praças, nas redes sociais; são jovens que estão conscientes do seu papel de decisão que são e devem ser agentes diretos de uma transformação e que buscam um mundo melhor para todos.

É esta realidade que Igreja olha na juventude, e abre as suas portas acolhendo-os como protagonistas de uma nova ação missionária e que esta ação deve ser afetiva e efetivamente acolhida pelos seus pastores. A Igreja entende e sabe que os desafios do mundo de hoje para os jovens são muitos, mas Ela tem consciência que só utilizando da linguagem dos jovens que Ela chega a outros jovens. "Jovens evangelizando jovens", pois são eles que estão nos ambientes onde os jovens se encontram com a convicção de estarem presentes no mundo levando a mensagem do Evangelho que deve ser alegria e a festa do encontro com Jesus Cristo traz, e que este encontro não parte de uma ideia, de uma filosofia de vida, mais de uma realidade que pode trazer a luz que o mundo hoje não oferece.

Com esta consciência de missão que a Igreja está lhe proporcionando, basta a sua resposta, o seu sim, para aderir a este projeto missionário de anunciar a Boa Nova e percorrer o seu caminho com Jesus Cristo e descobrir o sentido da vida. Não uma vida fantasiosa mais uma vida baseada no kerigma e na novidade deste encontro.

Você jovem é chamado a ser sal e luz para o mundo, a levar as suas perspectivas para outros jovens e ter o entusiasmo de dizer “Sou jovem católico e missionário: Tenho Fé, tenho amor e tenho esperança.”

Pe. Adriano Alves Carvalho
Diocese de Paulo Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário