segunda-feira, 18 de março de 2013

São José, rogai por nós!


A grandiosa devoção dos cristãos para com são José está fundamentada nas sagradas escrituras (Mt1, 19) e na tradição. O nome José denota do hebraico: Deus o abençoa e “cumula de bens”. Sem dúvida, este fidelíssimo carpinteiro, foi cumulado de bens ao não recusar sua missa de esposo da Virgem Santíssima e pai adotivo de Jesus. Nele se pode contemplar a integridade da pessoa e do espírito, ao despojar-se de si mesmo diante da vontade do Senhor, disponibilizando-se para a missão de ser pai (adotivo) do menino Emanuel.

       Ao lado da esposa, José é modelo de pai que cuida e ama a família, na confiança e certeza de estar servindo humildemente a Deus e de estar diante de um mistério, que só pode ser entendido por meio da fé e do amor.  São Bernardo de Sena vai dizer: “assim como a Santa Igreja tem um débito para com a Virgem Maria, porque, por meio dela, recebeu Cristo, deve também um especial reconhecimento e reverência a São José”.

       Contudo José é o homem do silêncio, da justiça, e da obediência, aceitou ser pai do Cristo, para torna-lo herdeiro das promessas feitas a Davi. Mesmo não sendo o verdadeiro pai de Jesus, tornou-se pai pelo amor, pelo carinho e pela autoridade com que cuidou dele e o educou. Diante desta época hedionda aonde as famílias se dissolvem facilmente, pedimos a interseção deste grande homem que faz da sua família o paraíso de Deus. São José, rogai por nós.

Seminarista Jackson de França
Estudante do 3º ano de Teologia da Faculdade Católica 
de Feira de Santana/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário