sábado, 16 de março de 2013

A QUARESMA E A CAMINHADA CRISTÃ


A nossa vida é marcada pelo tempo! Sempre nos norteamos através dele para conduzir nossas atividades. O tempo possui sua importância, pois marcada um ritmo de um processo vivencial. Quantas vezes escutamos “cada coisa ao seu tempo” e assim aprendemos que o caminho se constrói com paciência e simplicidade diante de tudo: trabalho, faculdade, Igreja... Por isso, a caminhada cristã também é guiada pela observância do seu ritmo litúrgico-celebrativo; queremos destacar aqui a importância do período quaresmal pra nós. Muitas vezes as pessoas não compreendem o que rezam e passam a fazer perguntas: o que é quaresma? Porque celebramos a quaresma? O que fazer durante esse tempo?

Sabe-se que a Quaresma começa com a celebração das cinzas, na 4ª feira após a 3ª feira do carnaval e termina na 5ª feira santa, exclusive, a missa do Lava-pés que é celebrado à noite, ou seja, a missa dos santos óleos que pelo calendário litúrgico é considerado ainda o tempo da Quaresma, porém, a missa do Lava-pés que é neste mesmo dia já não é mais Quaresma, mas início do Tríduo Pascal. Por questão pastoral o bispo pode transferir para o dia anterior, ou seja, na 4ª feira santa.

A Quaresma é um tempo de purificação, de preparação em que o fiel procura por meio das leituras dominicais, dos sacramentos da eucaristia e da confissão, além dos atos de penitência, de oração intensa e de esmola. A Quaresma lembra o número 40. 40 dias que Jesus jejuou no deserto após o seu batismo, 40 dias e 40 noites do dilúvio, 40 anos no deserto que o povo libertado do Egito, pela mão poderosa de Deus, por meio de Moisés, caminhou até chegar à terra prometida. Em todos estes episódios o número 40 trouxe a ideia de preparação e purificação, para a missão ou para o amadurecimento espiritual. 

Neste tempo de salvação e conversão somos convidados a repensar nossas atitudes e ações diante da nossa fé intensificando as práticas penitenciais já citadas acima. Porém, na atualidade existe uma dificuldade das pessoas em adquirir a confiança e honestidade de viver o Sacramento da Reconciliação assim como a Igreja recomenda. De maneira sincera e eficaz esse Sacramento possui a relevante função de nos reconduzi ao Pai assim como fez o filho pródigo que reconhecendo suas fraquezas e limitações retorna ao seu lar reconhecendo “Pai pequei contra Deus e contra ti” (Cf. Lc 15,21). Devemos eliminar o medo de confessar e retornar a caminhada mesmo tendo a consciência que somos pecadores, pois Deus não o pecado, mas acolhe o pecador com seu coração misericordioso. Está diante do padre no momento da confissão é ter a certeza plena que através das palavras de absolvição Deus restitui nossa dignidade de filhos e filhas de Deus e a comunidade de fé faz uma festa alegrando-se com um irmão que estava morto e tornou a viver. (Cf. Lc 15,32)

No Brasil, a dimensão comunitária da Quaresma é vivenciada e assumida pela CF - Campanha da Fraternidade. A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser mudada. A CF ilumina, de modo particular, os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. E de modo especial neste ano é proposto a reflexão com o tema: Fraternidade e Juventude e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). A CNBB nos apresenta a CF como itinerário de conversão pessoal, comunitário e social. E assim, ao repropor Juventude como reflexão nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, re-apresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e missão.

Que nosso tempo quaresmal seja frutuoso e possamos manifestar a bondade divina por isso rezemos: ó Deus, que por vosso Filho realizais de modo admirável a reconciliação do gênero humano, concedei ao povo cristão correr ao encontro das festas que se aproximam, cheio de fervor e exultando de fé.

Seminarista Edisandro Barros
Estudante do 2º ano de  Teologia da Faculdade Católica de Feira de Santana/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário