quinta-feira, 30 de maio de 2013

Corpus Christi: Aliança de amor

A Eucaristia é a celebração da aliança de Deus com o ser humano e deste com Deus e com o próprio semelhante.

O anseio de se aliar, de se relacionar e se comunicar com deus e com os próprios semelhantes sempre acompanhou o ser humano ao longo de sua atormentada viagem pelas estradas do mundo. Compartilhar derrotas e vitórias, incertezas e esperanças são os desejos próprios dos seres sociais. A aspiração à fraternidade, à unidade e à comunhão é o selo que Deus deixou em cada coração humano. Assim a Celebração da Eucaristia profetiza nosso destino futuro e, ao mesmo tempo, aponta-nos o caminho a seguir: repartir a nossa vida com todos, da mesma forma que Deus reparte a si mesmo na eucaristia.

No entanto, esse anseio de aliança e de comunhão universal ficou frustrado no coração de muitos irmãos e irmãs, não passando de projeto falido. Isso porque a voz do egoísmo, com demasiada frequência, grita mais alto do que a voz do amor e da solidariedade. E o pior é que, não raro, chegamos a buscar a aliança com o irmão e até com o próprio Deus só para destruir nossos inimigos. Mas, se Cristo chegou a tornar-se vítima sacrifical e quis preparar um banquete do qual ninguém é excluído e onde a comida é ele mesmo, quer dizer que toda a inimizade foi aniquilada e ninguém deve mais ser tratado como inimigo, uma vez que a sua ruína é a nossa própria ruína, sendo ele carne da nossa carne.

Celebrar a Eucaristia, alimentando-nos do Corpo e do Sangue de Cristo – lado a lado com os nossos irmãos e irmãs -, é com certeza a maneira mais perfeita de entrarmos em comunhão com Deus e com a criação inteira. Nisso consiste a nova aliança de Deus com a humanidade e desta com o próprio Deus.

Pe. Virgílio, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário