quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Discernimento vocacional: assumir compromisso na comunidade

No passo anterior insistíamos sobre a importância da participação na vida da comunidade, agora gostaríamos de insistir em outro aspecto: assumir um compromisso na vida da comunidade. Mas alguém poderia perguntar: não basta participar da vida de uma comunidade?

São muitas as formas de participar. Para um jovem que dentro de si possui um desejo de seguir Jesus Cristo mais de perto, assumir um compromisso é questão de amadurecimento vocacional. Se podemos dizer que a vida ensina, uma coisa realmente ensina: somente crescemos em nossa responsabilidade quando nos sentimos responsáveis por alguma missão particular.

Assumir um compromisso é partilhar a responsabilidade com o pastor, é vivenciar em proporções menores a missão de evangelizador. Não nos tornamos evangelizadores somente com as Ordens Sagradas. Viver o mistério cristão é sentir-se com Cristo anunciador do Pai junto à humanidade. É sentir-se parte do grande ministério da evangelização, do anúncio da boa nova de Jesus.

Não se busca um serviço na comunidade para uma promoção pessoal, bem como a comunidade não pode ser refúgio de desajustes pessoais ou de desencontros com a vida, embora se reconheça que ela tem o papel de acolher.

A forma de assumir um compromisso pode ser bastante diversificada, pois muitos são os ministérios dentro da comunidade. Assumindo um ministério o jovem aprende a amar o povo. Toda pessoa que assume um ministério, de certa forma vai evangelizando-se. A evangelização é recíproca. Quando evangelizo não somente passo um conteúdo, mas recebo uma experiência e esta me enriquece muito.

“A experiência de comunhão com Jesus Cristo e a adesão a seu projeto de vida devem levar o jovem a comprometer-se com uma comunidade eclesial concreta, conscientizando-se da própria pertença ao povo de Deus” (Estudo da CNBB, 44).

PARA PENSAR E RESPONDER

Qual o compromisso que você tem na comunidade e o que este representa?

Sugestão de leitura: 1 Tm 3, 1-16

Pe. Mário Pizetta
Autor do livro: Dez passos de uma decisão vocacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário