quinta-feira, 3 de outubro de 2013

DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA!


Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (2 cor 9,7)

Meditando este versículo da carta de São Paulo aos coríntios e também sobre a nossa missão de se doar ao serviço da Igreja, de anunciar a boa nova do Reino. Então fiquei refletindo o que devemos dá mesmo a Deus de nossa vida. Seria um, dez ou cinquenta por cento? E como deveria ser essa partilha? Por gratuidade ou por obrigatoriedade?

Esses questionamentos, obviamente, são somente, para confirmar e reafirmar a nossa convicção de fé no Cristo e em sua Igreja e que não é pela quantidade ou porcentagem de nossa vida que Deus espera, mas sim pela doação sincera de nossa vida toda, no comprometimento com o anúncio do evangelho, conscientes de que somos chamados para servir ao seu povo, em sua Igreja.

Como cristãos devemos concretizar o nosso batismo na evangelização, como discípulos e missionários de Jesus Cristo. Nesse sentido, a nossa consciência de dizimista na comunidade, nos torna pertencente e comprometidos com esta missão de evangelizar, partilhando com alegria o que recebi com abundância da graça de Deus, pois “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7).

Deste modo, entendemos que dízimo é partilha na comunidade e quando somos conscientes deste compromisso cristão, fazemos de coração, como diz o canto: “dízimo é partilha, amor, fé e doação, quando dou meu dízimo, dou também meu coração.”

Bem sabemos que a palavra dízimo quer dizer décima parte, porém, não é somente, apegando-se ao critério de dez por cento, que devemos formar nossa consciência dizimista, mas que devemos dar com alegria, de coração sincero, convencidos que o fazemos, por causa da fé em Cristo, porque acreditamos no dom partilha, porque nos sentimos Igreja, comprometidos com a evangelização.

Essa consciência dizimista, revela a nossa amizade com Cristo, que nos chama de amigos, porque nos deu a conhecer tudo o que ouviu do Pai (cf João 15,15). Portanto, como amigos, somos também chamados a colaborar na formação dos nossos futuros padres, o que já se faz, é uma adesão de gratuidade que você pode aceitar ou não. Por isso, queremos agradecer a todos os Amigos do Seminário, que já aderiram a este Projeto, enquanto, convidamos você a participar conosco. 

Padre José Ramalho de Jesus Santos
Reitor do Seminário Dom Mário Zanetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário