terça-feira, 19 de junho de 2012

Falece Dom Aloysio, 2º Bispo da Diocese de Paulo Afonso


Faleceu na manhã de hoje, 19 de junho, o arcebispo emérito de Botucatu (SP), dom Aloysio José Leal Penna, de 79 anos. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte (MG), em coma induzido, com falência múltipla de órgãos, respirando com ajuda de aparelhos, mas não resistiu e faleceu no início da manhã desta terça-feira.
O horário do velório ainda não foi divulgado, mas será realizado na Catedral Metropolitana de Botucatu. A arquidiocese aguarda a liberação do corpo do Hospital de Belo Horizonte, para que seja feito o translado.
Em Botucatu, será realizada missa de corpo presente e o velório. Após a homenagem, o corpo de dom Aloysio será levado ao Rio de Janeiro, onde será o enterro do religioso.
Dom Aloysio foi bispo diocesano de Bauru (SP), entre os anos de 1990 a 2000, quando foi nomeado arcebispo de Botucatu.
Trajetória

Dom Aloysio José Leal Penna nasceu em 7 de fevereiro de 1933 na cidade de Piquete (SP). Religioso jesuíta, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963 e bispo no dia 22 de julho de 1984. Esteve à frente da diocese de Paulo Afonso (BA) por dois anos e foi transferido para diocese de Bauru como bispo coadjutor em 10 de abril de 1988, ao lado de dom Cândido Padin, durante dois anos. No dia 4 de setembro de 1990 foi nomeado o 3º bispo diocesano de Bauru, função que exerceu até agosto do ano 2000. Em 27 de agosto de 2000 tomou posse como arcebispo de Botucatu. Sua renúncia se deu 19 de novembro de 2008, por ter completado 75 anos, idade limite para o exercício do episcopado.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário