quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Arte do Começar!

A Arte do Começar!

A cada ano, os seminaristas do Seminário Maior Dom Mário Zanetta têm uma oportunidade única: começar, dar continuidade ao caminho iniciado! O verbo começar exige de cada candidato ao ministério ordenado um esforço incomensurável, esforço de trilhar a estrada certa, esforço de tomar a cruz e seguir os passos do Mestre que chama (cf. Mt 16,24). Esta arte de começar acontece todos os anos em nossa casa de formação, após um período de férias – momento de estar com a família, de rever os amigos e irmãos, de fazer novas amizades, de conhecer novos lugares, novas realidades – onde os seminaristas continuam o itinerário formativo, que consiste em um “emoldurar-se” a Cristo Bom Pastor.
Neste ano da graça do Senhor não é diferente. Os jovens, que deixaram tudo para seguir Jesus Cristo mais de perto, retornam para o Seminário, uns para continuar e concluir seu período de formação, outros para iniciar esta etapa tão rica para a vida da Igreja, e assim vai acontecendo. Deus nunca deixa de chamar, nunca deixa de escolher, somos escolhidos já bem antes de nascermos (cf. Jr 1,6). Neste longo caminho inicia-se mais um ano letivo em nossa Faculdade Católica de Feira de Santana, momento de aprofundarmos os nossos conhecimentos na pessoa e missão de Jesus Cristo. Esta etapa é imprescindível para a vida de todo seminarista “pois a dimensão intelectual, como as demais dimensões, orienta-se a formar pastores do Povo de Deus, a exemplo de Jesus Cristo”[1].

No silêncio dos corredores de um seminário, no silêncio da capela um padre é gerado, gerado para o serviço à Mãe Igreja e ao Povo de Deus, espalhado pelo mundo inteiro, espalhado em cada canto da Diocese de Paulo Afonso. Vale ressaltar as palavras que nosso pastor Dom Guido, em sua visita ao seminário proferiu: “O ser padre é o desenvolvimento de uma amizade com Cristo”, e é isso mesmo, ser padre não é fruto do acaso, mas vocação, que nasce da amizade com o Emanuel, não é fazer nossa vontade, mas a de Deus! É o “Fiat voluntas tua” – seja feita a vossa vontade, que rezamos todos os dias na oração do Senhor (cf. Mt 6,10).
                Somos convidados, portanto, a pedir ao Pai da Messe que envie trabalhadores que estejam disponíveis a ofertar sua vida, gastar os seus dias, sua juventude por amor, pela Igreja, pelos jovens, pelos homens e mulheres que necessitam da presença acolhedora e amiga de Cristo Jesus (cf. Lc 10,2). E assim, cada seminarista poderá dizer com firmeza e insistência ao próprio Amigo que chama: “Ecce ego, quiavocasti me!” – aqui estou porque me chamaste!
Peçamos à Virgem de Fátima que nos ajude neste caminho formativo, para que a Igreja tenha pastores segundo o Coração de Cristo, pastores autênticos e fiéis. Assim seja!

Seminarista Jeferson Galdino
4º ano de Teologia





[1] Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja do Brasil, n. 310, p. 155.

Nenhum comentário:

Postar um comentário