segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Discernimento Vocacional: descobrir a vida como Dom de Deus

Narra o livro do Gênesis: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança, e que eles dominem sobre os peixes do mar, as aves do céu, animais domésticos...Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou...” (Gn 1, 26ss).

O primeiro passo da descoberta de qualquer projeto passa pela identificação da vida como dom de Deus.

O que é a Vida? 
Pergunta difícil de responder, porque nela estão englobados muitos mistérios. O mistério de um amor impossível de descrever. Difícil de compreender, mas possível de viver.

Através dos anos vamos descobrindo pessoas que amam sua existência, outras desprezam este tempo de consciência que é posto à sua disposição. Algumas se decepcionam, dizem que viver não vale a pena. Outras ainda estragam, jogam fora, brincam com a existência. Ao nosso redor encontramos de tudo, basta abrir os olhos e verificar.

Se pudermos acompanhar o desenvolvimento de uma criança até chegar à idade adulta, teremos a possibilidade de ver o quanto ela modifica-se com o passar dos anos. Dependendo do ambiente familiar, social. Observamos que ela adquire posturas diferentes. Mudanças de pensamentos e momentos de inquietação. Dúvidas aparecem no seu viver. Tudo isso é existir.

Mesmo com todas estas indagações a pergunta permanece: o que é a vida?

Vemos que não basta observar os outros. Outros talvez nos observam e pode ser que digam as mesmas coisas de nós. Gradativamente vamos percebendo que a vida não é apenas respirar, crescer, evoluir, mas encontrar sentido para alguma coisa. Encontrar um espaço. Deus dispôs de todas as coisas de modo ordenado. Colocou o homem com certos privilégios, deu-lhe liberdade de saber conduzir sua existência e sobretudo fez à Sua imagem.

PARA PENSAR E RESPONDER

Quais seriam os valores do viver? Quais seriam as causas do porquê de muitas pessoas não chegarem a dar sentido a esta obra de amor que é a vida?

Sugestão de leitura: Gn 1-2

Padre Mário Pizetta
Autor do livro: Dez passos de uma decisão vocacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário