domingo, 5 de maio de 2013

Nossa Fé em Deus e na Comunidade


Batizados em Cristo e professando a fé em seu nome formamos uma única família, participantes da glória celeste. A fé é uma vivência adquirida com a experiência pessoal com Jesus Cristo através de uma comunidade que é a intercessora nesse caminho do discipulado. Se existe fé é porque o Espírito Santo suscita em toda terra e a comunidade acredita que esta presença é verdadeira através da promessa de Jesus Cristo “Vou, mas voltarei a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.” (Cf. Jo 14, 28-29).

Para assumirmos a condição de verdadeiros discípulos do Filho de Deus encontramos muitas dificuldades e muitos conflitos no meio das comunidades e muitas vezes os inimigos estão ao nosso redor tentando destruir o projeto do reino de Deus na terra. Porém, somos felizes porque a glória celeste ilumina todos os povos que necessitam se reconciliar com a graça divina. Quando Jesus antes do Pentecostes faz sua “despedida”, ela não constitui uma ausência, mas garante uma presença através do Paráclito e da Palavra.

Somos manifestadores da vontade divina através de Cristo, o nosso Mestre, que nos convidar e escolhe para prosseguirmos a sua missão de paz, amor e fraternidade. Devemos responder a estas inquietações com a certeza de que com ele venceremos as tribulações sendo fortalecidos com a graça da paciência e temperança. A missão de todo batizado acontece fazendo com que podemos, dando sempre o primeiro passo para a realização das ações. As mudanças começam por nós mesmos! Dar testemunho daquilo que pregamos é indispensável.

Que neste Ano da Fé Cristo nos ajude a sermos discípulos autênticos na construção de um mundo justo e fraterno assumindo os mesmos sentimentos dele e vivendo a antecipação do seu reino através dos mistérios pascais. Louvado seja Deus e nossa Mãe Maria Santíssima!

Seminarista Edisandro Barros
Estudante de Teologia - Seminário Dom Mário Zanetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário