domingo, 5 de maio de 2013

5ª Semana Social Regional NE3



As Semanas Sociais têm desempenhado um papel significativo na ação evangelizadora da Igreja. Assim como as pastorais sociais, contribuem para intensificar a presença pública da Igreja, objetivando a transformação da sociedade.

O campo de reflexão das Semanas Sociais tem um recorte necessário: a participação de diferentes atores nas decisões sobre os rumos da sociedade brasileira. Esses contribuem para uma sociedade consciente, cidadã e protagonista de mudanças estruturais, em vista da construção do bem comum.
Imbuídos com esta certeza aconteceu entre os dias 03 e 05 de maio de 2013 na Arquidiocese de Feira de Santana a 5ª Semana Social do Regional NE3(Bahia e Sergipe) com a presença dos bispos: Dom Itamar Vian (Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana/BA), Dom Giovanni Crippa (Bispo Auxiliar de Salvador/BA), Dom André (Bispo de Rui Barbosa/BA), Dom Geraldo (Bispo de Juazeiro/BA) e Dom Mauro (Bispo de Ilhéus/BA), padres, diáconos, seminaristas, religiosos (as) e leigos (as) dos movimentos e pastorais das dioceses. Com o objetivo geral de mobilizar as comunidades eclesiais, movimentos sociais, pastorais, organismos e as forças sociais do NE 3 para refletir sobre ESTADO PARA QUE E PARA QUEM?

A 5ª Semana tem como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspectiva crítica e prepositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também na ousadia de propor outros caminhos. A equipe organizadora conclamou que os participantes que fizessem parte desse processo de mobilização social que promove: a participação ampla das pessoas e entidades, a abertura do diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, os exercícios do debate democrático e o ensaio coletivo de iniciativas transformadoras.

Foram realizados encaminhamentos de propostas para o encontro do nordeste e nacional para assim ser confeccionado um relatório geral das reflexões.

Assessoria de Comunicação
Seminário Dom Mário Zanetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário