quarta-feira, 6 de março de 2013

Missa da Província Eclesiástica de Feira de Santana/BA


“Perdoai-nos assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu.”

Batizados em Cristo somos incorporados na família de Deus e participamos da comunhão do corpo de Cristo através da fraternidade de irmãos e irmãs em Deus. A formação dos futuros padres da nossa Igreja existe para fortalecer as dimensões humanas dos seminaristas.

E a expressão visível disso em nosso meio é que as Casas de Formação – Seminários – se reúnem uma vez para uma Celebração Eucarística com os formandos (seminaristas) e formadores (padres). Neste mês este momento aconteceu no dia 05 (terça-feira) no Seminário Emaús – Diocese de Irecê. A celebração foi presidida pelo Reitor do Seminário Emaús, Pe. Vágner, e co-celebrada pelos Padres: José Ramalho (Reitor do Seminário Dom Mário Zanetta – Diocese de Paulo Afonso), Antônio Pintado (Reitor do Seminário Bom Pastor – Diocese de Rui Barbosa), Ibis (Reitor do Seminário São Francisco das Chagas – Dioceses de Juazeiro e Barra) e Avelino (Colaborador na formação do Seminário Santana Mestra – Feira de Santana). Também estavam presente Ir. Laurinda e Jane (leiga da Com. Santa Rita).

O Pe. Vágner durante a homilia exortou os fiéis a observarem as condições para o bem viver o tempo quaresmal na caminhada cristã: JEJUM, CARIDADE E ORAÇÃO. Nossas atitudes sempre necessitarão de uma conversão para viver aquilo que pregamos em nossa pastoral com fidelidade aquilo que recebemos: a Boa Nova de Cristo. Mas, para saborear os frutos desse processo na vida de discípulos-missionários é necessário acrescentar um quarto elemento a nossa postura durante o tempo de graça que vivemos: PERDÃO. Perdoar é o caminho para aqueles que desejam ter a alegria de viver os mesmos sentimentos de Cristo diante dos acontecimentos do mundo sabendo que nada acontece porque desejamos ou queremos, pois a vontade divina está em tudo e em todos. Vivamos com intensidade esse tempo para bem celebrarmos os mistérios pascais.

Que Deus guie o nosso processo formativo e reascenda em nossos corações a alegria de dizer nosso SIM todos os dias.

Fraternalmente,

Seminarista Edisandro Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário