terça-feira, 12 de março de 2013

Juventude: o protagonismo da missão da Igreja


“Eis que faço nova todas as coisas”(Ap 21,6).

Aprender a viver faz parte da vida. Um dos grandes equívocos do ser humano é achar que sabe tudo. É justamente nesse momento que os nossos horizontes se restringem e a visão panorâmica da vida se torna limitada. Compreender e dar respostas aos desafios do nosso tempo requer de cada um de nós ousadia e entusiasmo pela vida. Nisso, a Igreja, hoje, se defronta com muitas provocações. Boa parte delas é superada com mais facilidade, outras não. Há alguns desafios que precisam de maior atenção e cuidado para serem resolvidos. O maior deles é certamente a dificuldade que a Igreja encontra para dialogar com a juventude do nosso tempo, pois sabemos que no mundo dos jovens paira um emaranhado de luzes, sombras, apelos, chamados, descobertas e tantas e tantas escolhas.
Diante desse impasse, há algo que não se percebe; ou porque nunca foi dito, ou porque nunca foi aprofundado de maneira satisfatória nessa fase. Mais do que nunca, a Igreja deve acolher e mostrar aos jovens que o entusiasmo pela vida começa quando aceitamos fazer a experiência de Jesus Cristo. Assim, frente a tantas outras vozes, o jovem é convidado a escutar a voz do mestre: “Vem e segue-me”(Lc 18,22).
No cenário em que vivemos, por um lado, há aqueles jovens que estão atentos e percebem que há, de fato, um chamado no ar; por outro lado, há outros jovens que não percebem esse chamado. Na verdade, podemos não saber qual é o real sentido desse convite e quem está chamando, nem para quem seja esse chamado; mas, no fundo, percebemos cotidianamente que alguém nos indica um caminho a seguir. No entanto, todo jovem é convidado a ser discípulo de Jesus. Seguir Jesus é se colocar a caminho. Por isso, a nossa experiência de Jesus não pode ser abstrata, mas algo que dê sentido concreto à vida. O importante é mostrar para a juventude que os lugares privilegiados para encontrar Jesus são: a Palavra de Deus, a Liturgia, de modo particular, na Eucaristia, nos círculos bíblicos, em tantos outros seguimentos e pastorais existentes na Igreja, mas, acima de tudo, na pessoa. O homem é a obra mais plena de um Deus que se faz encontro conosco. Na criança, no jovem e no idoso, percebemos o quanto o Pai, na pessoa de seu Filho, se manifesta para a realização do seu reino: “todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25,40). 

        Para que a Igreja consiga dialogar com os jovens do nosso tempo, é preciso conhecê-los, saber quais são suas convicções, suas angústias, necessidades e desafios. O conhecimento é o ponto de partida, é a condição prévia para amá-los. Não se pode evangelizar nem amar aquilo que não se conhece. Além do mais, deve-se considerar a juventude e suas potencialidades para renovar a sociedade e a vida da Igreja. Por isso, é necessário ter em conta que a mudança da sociedade está nas mãos da juventude. Juventude que não pode ser vista como meros expectadores, mas sim como verdadeiros protagonistas de sua própria história.
       Por essa razão, a evangelização da juventude é tema que ocupa a centralidade da missão da Igreja, tendo procurado escutar e compreender os gritos e clamores dos jovens é isso que a Igreja do Brasil vive num momento substancial de sua missão: o aguardo da Jornada Mundial da Juventude em julho deste ano. Momento em que o povo de Deus, principalmente os jovens, é convocado a lançar suas redes mais profundas (Cf. Lc 5,5), a fim de abraçar, com perspicácia, a vontade de anunciar Cristo Mestre caminho, verdade e vida do jeito mais simples e profundo.
O papel da Igreja é ser canal eficaz de comunicação do evangelho por meio de uma juventude que ama, que luta e abraça a missão, a exemplo de um grande mensageiro de Jesus Cristo: São Paulo Apóstolo. Um comunicador que soube fazer de sua vida um verdadeiro apostolado do Reino de Deus: “Já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim.” (Gl 2, 20).

Deivid Rodrigo dos Santos Tavares
Estudante do 2º ano de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE
Seminarista da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário