terça-feira, 12 de março de 2013

Formação Espiritual dos Seminaristas


Nesta terça-feira (12/03) esteve presente em nosso Seminário o Frei Pe. Cristiano (pároco de Candeias) para conduzir o encontro da dimensão espiritual com os seminaristas. O encontro aconteceu às 14:30 h tendo início com a oração inicial e invocação ao Espírito Santo “A nós descei divina luz...”

O Frei Pe. Cristiano propôs uma reflexão fundamentada na leitura bíblica de Marcos 10, 17-22 (parábola do homem rico). Pretendo aqui destacar alguns pontos que são importantes para nossa formação e caminhada de discípulos de Jesus Cristo. Em primeiro lugar é importante lembrar que muitas vezes lemos a Palavra de Deus sem deixar-se ser tocados por ela colocando-a de lado. Podemos pensar e nos questionar sobre o que passava no coração desse homem para correr ao encontro de Jesus e ajoelhando-se em sua frente. Esta cena pode assumir duas conotações: poderia ser um orgulho porque ele talvez quisesse justificar suas atitudes com a confirmação das palavras de Jesus ou um vazio porque não conseguia dar significado a tudo aquilo que escutava e acreditava. Contudo, a hipótese mais provável é que ao se ajoelhar ele demonstra um vazio superior a uma atitude de piedade. Nós muitas vezes vivemos todas as prescrições e normas, mas acabamos caindo em um vazio existencial. É interessante observar que este homem vivia na liberdade e obediência dos mandamentos e não poderia fazer essa pergunta diante de Jesus, porém mesmo assim realiza essa indagação para tentar acalmar sua inquietação interior.

A nossa caminhada de fé deve ser preenchida com a obediência e liberdade que nos conduzirá a felicidade verdadeira e frutificará através da nossa reta intenção diante das escolhas. E para eliminar o vazio que encontramos neste homem é necessário ter como companheira a paciência para encontrar a resposta capaz de seguir nossos passos até o encontro com Cristo. Percebemos também que os mandamentos de Deus sempre foi um caminho para ganhar a vida eterna, porém muitos se esquecem desses mandamentos. Você conhece os mandamentos e os coloca em sua vida? Quem verdadeiramente ama e observa os mandamentos “vende” tudo para seguir a Cristo. É curioso observar que Cristo quando começa a falar sobre os mandamentos não iniciar com “Amarás teu Deus de todo teu coração e tua alma”, mas com o “Não mates”. Faz isso para retomar o seu sentido na afirmação “Só te falta uma coisa” para ganhar a vida eternas este é o ápice dessa passagem. Diante da resposta o homem sai contristado e pesaroso, pois não foi capaz de renunciar a única coisa que lhe faltava para ganhar a vida eterna. Nós também muitas vezes não somos capazes de renunciar a nossa única coisa para ganharmos a vida eterna e sermos felizes. O que você faria? O convite “Vem e segue-me” consiste em um chamado totalizante para a vida de seguimento caracterizado pelo despojamento diante das nossas “amarras”, sem tristeza e nem pesar perante as escolhas da vida.

E nós somos capazes de “vender” aquilo que nos prende e nos impede de viver com Cristo? Somos capazes de renunciar a única coisa que nos resta para ganharmos a vida eterna? Que possamos nos questionar todos os dias sobre o que nos falta para vivermos a caminhada cristã com alegria e júbilo. Nessa caminhada não basta apenas obedecer, mas renunciar os nossos desejos para alcançarmos o bem eterno. Portanto, assumamos para nossa experiência de fé as palavras de São Pedro “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68) vivendo com nossos olhos fixos em Cristo que nos ama e sendo sincero com a fé professada para que ela frutifique através das nossas ações. Quem ver o verdadeiro discípulo enxerga o rosto amoroso de Deus! Caminhemos na graça, pois este foi o dia que o Senhor fez para nós...

Fraternalmente,

Seminarista Edisandro Barros
Estudante do 2º ano de Teologia da Faculdade 
Católica de Feira de Santana/Ba
Seminarista da Diocese de Paulo Afonso/BA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário