quarta-feira, 28 de março de 2012

SILÊNCIO E PALAVRA: CAMINHO DA EVANGELIZAÇÃO



No dia 20 de maio, domingo da Ascensão do Senhor, celebraremos com toda nossa Igreja o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Santo Padre, Bento XVI, em sua carta para esse dia nos aponta dois pontos de suma importância para o processo comunicativo: SILÊNCIO E PALAVRA. Com suas sábias palavras nos leva a questionamentos sobre como relacioná-los de maneira mútua para que assumam seu valor e significado diante dos relacionamentos pessoais. Ainda nos adverte que estes “devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas.”

Para nós, torna-se extremamente difícil vivenciar o silêncio em nossas ações práticas do cotidiano, pois possuímos tantas preocupações e atividades que não conseguimos para um momento e saborear o silêncio exterior, mas, também interior. Quando assumimos com autenticidade esta atitude estaremos escutando-o para podermos conhecer a nós mesmos em profundidade. Quantas vezes estamos sobrecarregados com tantas palavras, definições e discursos que nos distanciamos da nossa capacidade de aceitar que silenciando o coração diante dessas atitudes poderemos crescer, por que é no calar-se que encontramos pequenos sinais que nos comunicam a autêntica mensagem. As pessoas da pós-modernidade são pessoas do falar, do fazer e do agir, porém não acolhem atitudes como, planejar, observar e silenciar, pois estas parecem de imediato inatingíveis. Portanto, “o silêncio é preciso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos [...]”.

Constantemente somos bombardeados por informações que saem de diversos lugares e das mais variadas formas. Necessitamos “filtrar” aquilo que realmente nos leva ao crescimento e saber assumir uma postura crítica diante dos acontecimentos sociais, deixando-se ser interrogado pelas interpelações divinas e abrir-se para o caminho que Deus trilha em nossos corações. A palavra assume uma força imaginável nos espaços sociais, especialmente nos meios de comunicações modernos. Ela é capaz de transformar o homem tanto positivamente quanto negativamente. Por isso, nós, devemos “ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração e meditação da Palavra de Deus.”.

O homem moderno é constantemente desafiado a mudar seu modo de viver e adaptar-se as novas “normas” impostas pelo sistema vigente na sociedade, mas necessita saber que nesse ambiente tão conturbado “a solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá sentido a todas as coisas.” Contudo, para os obstáculos hodiernos que dificultam a comunicação baseada nesses pilares precisamos utilizar novos métodos e difundi que aprender a escutar e contemplar vem antes do falar e do agir. 



Fraternalmente,
Seminarista Edisandro Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário