quinta-feira, 28 de novembro de 2013

UM MOMENTO NOVO NA HISTÓRIA E MISSÃO DA IGREJA


Nesses últimos tempos, a Igreja vive um momento novo na sua história e missão. Desde a humilde decisão do Papa Bento XVI, em renunciar o governo da Igreja, reconhecendo suas limitações, fato que sacudiu a Igreja e o mundo, a história recente da Igreja, passa a ter um novo significado no seu modo de agir no mundo. Isso porque, além do impacto da decisão do então Pontífice, poucos dias depois, uma nova explosão do calor do Espírito Santo, sacode a Igreja e o mundo novamente, com a eleição do novo Papa, um homem simples que quis se chamar de Francisco, sendo ele um latino-americano, o primeiro em toda a história da Igreja.

Na sua primeira aparição ao povo, sua simplicidade foi logo percebida por todos, com um gesto que marcou este novo momento da Igreja, inclinando-se para o povo, pediu que eles rezassem pelo seu antecessor e por ele. A partir desta e de outras atitudes, neste inicio de pontificado, o Papa Francisco foi revelando ao mundo o desejo de uma Igreja mais próxima do povo, uma ‘Igreja dos pobres e para os pobres”. Sua fala sempre acompanhada de gestos concretos revela que o cristão tem que sair de si e ir ao encontro do outro, assim vai mostrando ao mundo a necessidade de uma Igreja renovada, marcada pela missionariedade e pela misericórdia com os mais necessitados, uma Igreja que sai do centro e vai às periferias humanas.

Todo esse momento reacendeu a chama de uma Igreja missionária refletida e proposta pelo Concílio Vaticano II (cf:AG n. 2) e mais recentemente pelo documento de Aparecida (cf:DAp n. 145 e). Dentro desse fervor e clamor de uma Igreja em estado permanente de missão, a Igreja do Brasil  refletindo sobre a missão na comunidade a partir de uma nova configuração de paróquia, ganhou novo impulso com este momento de mudanças eclesiais e com toda a preparação da Jornada Mundial da Juventude numa perspectiva missionária, na expectativa também da visita do Papa, o que fez ressoar a todos nós uma Igreja viva em sua juventude e missão, mais ainda necessitada de abertura e renovação.

Diante disso, o significado desse novo momento na Igreja do Brasil, é esse despertar para uma nova paróquia, comunidade de comunidades, procurando descentralizar-se, sair de si, para ir ao encontro do outro, dos pobres, indo às periferias, tendo presente a compreensão de uma Igreja missionária que anuncia o Cristo (cf: ADp n.386), porque o segue mais de perto, como nos fala o Padre Chevrier. Para o Prado, esse momento da Igreja tem um significado muito forte, porque  o testemunho do Papa Francisco e o apelo de uma Igreja voltada para os pobres, se aproxima muito do testemunho de vida do Padre Chevrier “Chamados a viver com os pobres, devemos ser pobres”(Const. n.49) e isso nos ajuda a entender a missão do presbítero que é chamado do meio do povo, para seguir Jesus doando-se a serviço do povo, como discípulo missionário, no ministério presbiteral.


Padre José Ramalho de Jesus Santo
Reitor do Seminário Maior Dom Mário Zanetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário