sábado, 25 de maio de 2013

Personalidades exemplares do cuidado

Diante das dificuldades que o mundo no qual estamos vivendo e peregrinado nos apresenta, surgiu ao longo da historia grandes personalidades que nos ajudaram a viver de uma forma que a vida de fato tivesse um sentido além da dor.

Podemos aqui enumerar diversos nomes, que durante a sua existência na terra souberam alargar a dimensão do cuidado através dos seus gestos e palavras, arrastando em torno de si uma grande multidão fascinada por encontrar na terra tamanhos valores em uma pessoa, lembro-me do ensinamento, testemunho vida e ações de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, durante toda a sua vida Jesus mostrou para todos os que o encontravam a sua bondade, e o seu olhar cativante, em particular para os pobres e oprimidos pessoas que não tinham vez e nem voz diante de uma sociedade que excluía e discriminava. Jesus vai ao encontro dos sofredores, cuida de cada um e valoriza cada pessoa que se aproxima dele, nos ensinando como nós que cremos em seu nome devemos proceder. Devemos fazer de Jesus por excelência o mestre do cuidado, porque suas mãos muitas vezes tocaram os intocáveis, ou seja, aquele que não podiam ter uma vida em comunidade seja por seus pecados ou por ter em si alguma doença contagiosa. Nosso Mestre nos questiona, e nos pede que façamos as mesmas coisas que ele realizou. Em seus discursos, em suas ações, em suas aparições e na última ceia expressou o cuidado para com todos estava presente. O cuidado chegou ao ponto mais alto, deixando cuidadosamente entre nós a sua adorável presença por meio do pão e do vinho que é expressão da sua grande bondade. Jesus Cristo de fato nos ensina com a sua vida a desempenharmos o cuidado para com o próximo, para conosco mesmo e para com a natureza.

Outro exemplo que me tocou e não podia deixar discorrer aqui algumas linhas é o cuidado que recebemos quando nascemos em primeiro lugar da parte de nossas queridas mães, verdadeiras discípulas da ternura e do carinho, que desempenham como ninguém a sua maternidade por meio de um cuidado todo especial para com seus filhos. O carinho materno começa desde o período da gestação. A mulher traz em si essa bela virtude do cuidar de tudo o que se apresente a seus olhos, e a partir do momento em que a ela desempenha a sua maternidade aflora nela de maneira sem igual à missão do cuidado. A sua vida durante a gravidez não depende somente dela, mas também do pequeno ser que traz consigo em seu próprio corpo, quantas noites nossas mães perderam o sono por causa de nós ainda em seu ventre, e sem falar nas mudanças que sofreram os seus corpos por nossa causa. Isso mesmo por causa de nós! Que já bem pequenos queríamos espaço dentro dela, e com o passar do tempo vem logo o tão esperado momento do nosso nascimento, em que no coração do nosso pai e da nossa mãe acontecem as misturas de sentimentos, para receber a nossa presença tão esperada. Com o nosso nascimento começa agora outra etapa do cuidado, por meio da nossa mãe conhecemos o mundo ao nosso redor, somos protegidos dos perigos, e acalentados em seu inesquecível colo e aconchegados em seus braços, e para ajudar a nossa mãe em uma tarefa tão árdua ali também está o nosso pai, e também a figura muito importante da nossa avó que ao nascer o seu neto se torna mais uma vez mãe, renova dentro de si a maternidade desempenhada anos antes, a vai com toda a sua gentileza e carinho orientado a nossa querida mamãe em suas experiências para o conosco ainda criança. Como foi e é importante a presença da nossa mãe, do nosso pai dos nossos avós durante o nosso crescimento, são figuras que passam para nós muito cedo a dimensão do cuidado, crescemos aprendendo por meio dos seus gestos e palavras a amar as pequenas coisas.

De diversas maneiras, pessoas durante a nossa existência nos ensinam através dos seus gestos o sentido de ter uma vida voltada para o cuidado, não somente com o nosso próximo, mas para com tudo o que está perante os nossos olhos, que o cuidado faça parte das nossas vidas em particular nos ambientes familiares, escolares, eclesiais, acadêmicos, enfim, que o cuidado seja cultivado no coração de cada ser humano que habita a nossa querida terra.

Seminarista José Neto
Estudante de Filosofia - Seminário Dom Mário Zanetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário