terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

EVANGELIZAR A PARTIR DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO!


«Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é ameaça para o homem, que Ele está perto com poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas» (DAp. 30).

 A 12ª Experiência Missionária da Diocese de Paulo Afonso aconteceu na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Sítio do Quinto dos dias 03 a 15 de janeiro de 2012. Foi um tempo propício para aprofundarmos o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo; momento de profunda evangelização, de ir ao encontro das pessoas, daqueles que estavam sedentos pela Palavra de Deus, outrossim, momento de “sair de nós mesmos”, de “soprar as cinzas”.

Tendo como tema: “Evangelizar a partir do Encontro com Jesus Cristo”, a missão – que toda Igreja é chamada a realizar – foi um momento de seguir os passos do Mestre (cf. Jo 1,37), de testemunhá-Lo, de anunciar que o seu Reino está próximo de nós (cf. Mc 1,15). Acreditamos que a Experiência Missionária marcou profundamente na vida de todos aqueles que participaram: bispo, padres, diácono, seminaristas, religiosos, religiosas e todo o Povo de Deus, pelo fato de que quando Cristo passa em nossas vidas Ele a transforma.

Cristo nos chama para um encontro pessoal com Ele, para que tenhamos uma fé cada vez mais autêntica e fundada n’Ele. “Jesus nos convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele, porque é fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68)” (DAp. 131).

Muitas foram às caminhadas pelas ruas da cidade e das comunidades, as visitas as famílias, aos doentes e idosos, sem contar dos encontros com os jovens e as crianças. Muitas foram as Celebrações da Santa Missa, fonte e ápice de toda missão.

No último dia da Experiência Missionária houve a implantação do santo Cruzeiro, símbolo de toda fé cristã, na entrada da cidade. Percebemos como os cristãos, tanto da sede, como das comunidades e também aqueles que vieram de outras cidades, estavam felizes por tamanha graça. Após a benção - feita por nosso bispo Dom Guido – e implantação da Cruz saímos pelas ruas da cidade em direção ao local em que ia ser celebrada a Missa de encerramento.

Enfim, depois dessa experiência, de um profundo encontro com Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, podemos afirmar: “Conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que  ocorreu em nossas vidas; e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” (DAp. 29).

Seminarista Jefferson Galdino
1º Ano de Teologia

2 comentários:

  1. PARABÉNS JEFERSON! O TEXTO ESTÁ EXCELENTE! O FELICITO TAMBÉM PELA VISÃO COERENTE SOBRE A EXPERIÊNCIA COM CRISTO. EM NOSSA DIOCESE, RECEBEMOS A GRAÇA DESSE MOMENTO SIGNIFICATIVO E INDELÉVEL QUE É A EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA.DEUS ABENÇOE A TODOS. UM FORTE E CARINHOSO ABRAÇO. SAUDADES1 BOM ANO E BOAS REFLEXÕES.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Daliane!! Fico feliz pela mensagem ter sido transmitida e por testemunhar esse encontro com Cristo,o qual nos leva a perceber como é imprescindível esse encontro com Aquele que nos ama por primeiro e que nos sustenta. Como é necessário hoje deixar-se guiar por Deus e ter a certeza que somos discípulos e missionário de Jesus Cristo.

    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir