domingo, 7 de agosto de 2011

Vocação, uma resposta de amor


Como muitas pessoas sabem a palavra vocação significa chamado, do qual cada pessoa na sua individualidade e particularidade recebe. O primeiro chamado que recebemos de Deus é a vida, Deus no seu imenso amor e misericórdia chama cada homem e mulher no seu tempo para exercer a vocação a qual foi chamado ou chamada.

Do mesmo modo são os grandes personagens da bíblia, homens e mulheres de fé que souberam escutar e dar a sua resposta de amor ao bom Deus. Destaco aqui a pessoa de Maria, ela que é exemplo de vocacionada, de estar a caminho de uma entrega total ao projeto de Deus. Maria verdadeiramente a Theotokos, Maria Mãe de Deus, que soube amar e se entregar numa vocação que se dava pelo serviço. A vocação que temos não é nossa, mas sim dom de Deus, é Ele que nos chama e ao mesmo tempo nos envia, por isso, seguir uma vocação, um caminho digamos assim, é ter certeza do propósito de Deus na vida de cada homem de fé.
Vocação acertada, é vida feliz, quando acertamos na vocação nos sentimos mais completos e preenchidos de Deus. 

No Novo Testamento temos Jesus como centro de tudo, o segundo Adão, do qual conduz a humanidade a salvação. Na sua vida pública Jesus soube atrair para si pessoas simples e humildes, com um chamado do qual temos a figura dos doze Apóstolos, cada um foi chamado e ao mesmo tempo tocado profundamente pela misericórdia de Jesus. É por uma resposta de amor que os Apóstolos dão continuidade a Igreja, presença salvífica de Jesus Cristo no mundo e é por ela que Jesus continua chamando homens e mulheres de bens para semar "um novo céu e uma nova terra" (Ap 21,1).

Seminarista Thiago Nunes
2º Ano de Teologia.

Fraternalmente,
S.D.M.Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário